Vamos conhecer melhor a Flor de Natal ou Poinsetia, uma das flores mais representativas da época Natalícia, e considerada por muitos a “Rosa do Natal”.
A Flor de Natal ou Poinsetia, também conhecida por Estrela do Natal, cardeal, bico de papagaio ou rabo de arara, é uma planta típica do México e da Guatemala.
Muito usada em decoração na época natalícia, a Flor de Natal é uma pequena árvore que pode chegar aos 3 metros de altura se plantada em jardim.
Aquilo que a primeira vista parecem flores vermelhas (também existem em verde, rosa, branco, amarelo, entre outras), são verdadeiramente folhas modificadas ou brácteas. Mas para que estas folhas se modifiquem, é necessário estejam na escuridão total durante 12h, entre os meses de outubro a dezembro, seguidas de exposição solar.
Estas plantas florescem no solstício de inverno e assim coincidem com a época de Natal. Aquando da floração, a temperatura ideal deverá rondar os 18ºC.
As Euphorbias são um género muito diverso de plantas, que vai das plantas herbáceas até às pequenas árvores. A maioria são plantas suculentas e algumas têm espinhos.
O seu nome botânico Euphorbia deriva de Euphorbus, nome de um médico grego, pertencente ao reinado do rei Juba II (ano 12 A.C.), que assim foi honrado pelo seu rei. Quanto à espécie, E. pulcherrina, significa a mais bela dentro deste género. Os aztecas chamavam esta planta de Cuetlaxochilt e tornou-se muito popular durante a época colonial, quando começou a ser usada, no Natal, para decorar as igrejas.
A Estrela de Natal ou Flor de Natal foi introduzida nos Estados Unidos por Joel Robert Poinsett e, através de Paul Ecke, um norte americano com ascendência alemã, se tornou conhecida em todo o país.
Normalmente, a Flor de Natal é usada como planta de interior, principalmente no hemisfério norte, pois floresce de novembro a fevereiro.Esta planta deve ser adubada em julho e podada assim que perca as suas folhas e brácteas, deixando só os talos. Quando cultivamos a Flor de Natal em vaso, temos que ter o cuidado de não a regarmos em excesso pois pode apodrecer a sua raiz.
A Flor de Natal é uma planta não comestível, decorativa, cuja toxicidade é baixa pois seria necessário ingerir cerca de 600 brácteas vermelhas para provocar a morte a um ser vivo com o peso de aproximadamente 10Kg. Mesmo assim, por conter uma seiva leitosa e acre (latex), o contato com os olhos ou a pele pode provocar irritações.
Agora que já sabe um pouco mais acerca desta planta, aproveite a tradição Natalícia e decore a sua casa com estas alegres e bonitas plantas, recebendo com amor aqueles quem mais quer.