Também chamadas caducas, são as plantas que perdem as folhas ao final da estação de crescimento.
Deiscente
Que se abre quando maduro (o fruto seco) para liberar as sementes.
Delfim
Recebeu esse nome (Delphinium) devido sua cor, com o propósito de homenagiar os golfinhos.
Dendron
Dendron significa árvore. O Dendróbiun é uma orquidia que pode ser encontrada presa as árvores.
Denteada
De bordas com entalhes em forma de dentes.
Descanso
Período do ano no qual a planta permanece inativa, produzindo poucas ou nenhuma folha.
Digitada
Folha composta em que os folíolos partem todos de um pecíolo comum a eles, num desenho que lembra o dos dedos abertos da mão.
Disco floral
Porção central de capítulos de Compostas, formado pela cerrada aglomeração de floretas tubulares; o círculo amarelo no centro da margarida é um disco floral.
Divisão
Técnica de reprodução vegetativa que consiste em cortar em duas ou mais partes um conjunto de raízes, uma touceira, um tubérculo ou outras partes subterrâneas. Como regra geral, toda planta que emite mais de um caule pode ser reproduzida por divisão (corte vertical da touceira).
Drenagem
Estrutura ou operação para facilitar escoamento da água em vasos, outros recipientes e canteiros.
Flor: Geralmente a característica mais vistosa da planta, a flor é um órgão composto de partes muito especializadas, relacionadas com a reprodução sexual. Algumas plantas produzem flores que possuem apenas órgão masculino (estame) ou feminino (pistilo). Essas partes em geral são circundadas por um anel de pétalas coloridas e sépalas verdes, embora haja diversas variações desse padrão. Na maioria das plantas, os órgãos masculinos e femininos estão contidos na mesma flor; há algumas espécies, no entanto, que possuem flores masculinas e flores femininas. É o caso, por exemplo, da begônia: as flores masculinas apresentam uma série de pétalas de cor viva com estames repletos de pólen; já as femininas possuem uma grande bolsa de sementes, alada, por trás das pétalas.