Conjunto de flores ou frutos providos de pedicelos que os unem a um eixo comum; sinônimo de racemo. (Veja também inflorescência)
Cacto
Planta carnosa, quase sempre originária das Américas, comum em desertos, (embora não restrita a eles) e que, com bem poucas exceções, tem as folhas substituídas por espinhos, escamas ou cerdas que emergem de auréolas.
Calagem
Adição de calcário ou outra substância alcalina, para corrigir acidez excessiva de um solo.
Calcário
Pó de rochas, predominantemente formadas por carbonato de cálcio, e usado na calagem.
Cálice
Estrutura em forma de taça, constituída por sépalas separadas ou soldadas, geralmente verdes (mas às vezes da mesma cor das pétalas) e que circunda a parte inferior da corola.
Capilar, ação
Absorção de água por um filamento ou pêlo, também conhecida como atração capilar. Este termo ainda é usado para descrever o modo como a mistura de solo absorve água quando se coloca o vaso em contato direto com um prato com água.
Capítulo
Tipo de espiga com eixo largo e curto, as flores ficam quase no mesmo plano. É um tipo de inflorescência característico das Compostas, como a margarida e o girassol.
Caramanchão
Construção rústica e vazada coberta por palha ou por trepadeiras que também podem recobrí-la dos lados.
Caule
Haste geralmente aérea que dá continuação à raízes e que tem por função produzir e sustentar as demais partes aéreas; pelos caules circulam substâncias diluídas na seiva, nos dois sentidos.
Cavalo
Planta na qual se enxerta outra.
Celósia
Também conhecida por Crista de Galo.
Centáurea
Cerca-viva
Fila cerrada de arbustos usada para delimitar um terreno ou parte dele.
Cerejeira
Floração da cerejeira.
Chuva de Prata
Fina, delicada, muito usada para dar acabamento em bouquets e arranjos.
Clorofila
Pigmento verde encontrado nos caules e folhas das plantas.
Colmo
Caule de nós bem demarcados como o do bambu e de outras gramíneas.
Colo
Parte basal da planta, onde a haste principal encontra-se com as raízes.
Composta
Subdividida em segmentos (a folha); qualquer planta da família das Compostas.
Composto
Matéria orgânica resultante da decomposição de restos vegetais, às vezes de mistura com outras substâncias de origem animal ou vegetal, inclusive esterco, restos de alimentos, trapos e papéis velhos. De modo geral, tudo que já viveu pode fazer parte do Composto, mas em certos casos é preferível usar composto exclusivamente vegetal.
Copa
Conjunto de ramos superiores de uma árvore, com forma tendente à convexa.
Copo de Leite
Flor original dos tempos primordios da Africa do Sul.
Cordiforme
Que tem forma de coração.
Cormo
Órgão subterrâneo de armazenamento, composto de uma haste engrossada coberta por uma casca fina de textura semelhante a papel. No topo do cormo, uma gema produz raízes e brotos; tipo de caule subterrâneo semelhante ao bulbo mas desprovido de escamas carnosas. Ex.: palma-de-santa-rita.
Coroa
Broto ou centro de crescimento, especialmente de plantas em forma de roseta; parte aérea de uma herbácea; folhagem de uma árvore ou de um arbusto; parte da planta em que se situa a gema apical que a guia e estimula seu crescimento. Exemplo: violeta-africana. A coroa também pode ser a parte basal de uma planta herbácea onde a raiz e o caule se encontram. (Veja também Colo)
Corola
Nome do conjunto de pétalas de uma flor. A corola pode ser formada por pétalas separadas ou ligadas umas às outras. (Veja também Flor, Pétala)
Cravina
Considerada na antiguidade uma flor divina para os Gregos.
Cravo
Na Italia siguinifica contemplação.
Crisantemo
Mais conhecido como Crisantemo Bola.
Cultivar
Planta desenvolvida em cultivo e batizada pelo floricultor. O nome dos cultivares aparecem entre aspas, para distingui-los dos nomes científicos. (Veja também Variedade)
Transpiração: Perda natural e contínua de água pelas folhas. Pode ser intensa ou insignificante, dependendo da hora do dia ou da época do ano. A transpiração intensa em dias quentes faz a planta murchar, prejudicando-a.